HEY, ATENÇÃO!

Você quase caiu em uma fraude!

As fraudes de pirâmides financeiras aumentaram muito nos últimos anos e têm sido motivo de preocupação para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em 2020, a CVM enviou 325 notificações de indícios de crimes financeiros aos Ministérios Públicos (Federal e Estaduais), 75% a mais em relação ao ano anterior.

Dos 325 casos encaminhados à justiça, 175 deles tinham indícios de ser pirâmides financeiras.

Fonte: Suno

Entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, a CVM e a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mantiveram no ar outro site fictício, simulando a oferta de ações com garantia de lucros altos.

Foram mais de 880 mil acessos e 48,8% das pessoas clicaram nos botões com a intenção de investir nos produtos. Ao fazerem isso, os visitantes também foram alertados de que poderiam ter caído em um golpe.

Fonte: ANBIMA

Desconfie de promessas de lucros rápidos e garantidos, principalmente, sem riscos.

Por isso, criamos esta página! Queremos alertar você e evitar que caia em golpes financeiros. É preciso ter muita atenção para não correr o risco de investir o seu dinheiro em empresas ou pessoas não autorizadas.

Dê uma olhada nos detalhes que você
não percebeu e que indicam possíveis golpes:

Promessas Surreais
Erros gramaticais
Lucros Gigantes
Ausência de CNPJ
Alerta Sistema de Pirâmide
Divergência de Informações

Listamos 5 dicas importantes para você
não cair em ciladas. Confira!

As pirâmides financeiras usam as pessoas que já
caíram no golpe para trazer mais vítimas para o esquema.

Para saber se a empresa que está oferecendo serviços é uma participante do mercado de capitais, você pode consultar o cadastro dela no site da CVM (clique aqui para fazer a busca). A ANBIMA também disponibiliza uma lista com nomes e informações das instituições associadas e aderentes aos seus códigos de autorregulação (acesse aqui).

Você conhece a CVM?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia e tem a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.

A CVM pode punir os atos irregulares e ilícitos que detectar ou receber notícia, mas isso no

âmbito administrativo (não no criminal), e também naquilo que for da sua exclusiva atribuição legal, o que não inclui a repressão aos golpes e pirâmides financeiras. Ela pode aplicar algumas penalidades (por exemplo, multa), mas não pode exigir que os infratores reembolsem eventuais prejudicados. Pedidos de ressarcimentos devem ser dirigidos ao Poder Judiciário.

Caiu em uma fraude?

Caso enfrente problemas e tenha alguma reclamação ou mesmo dúvida, dirija a sua consulta à CVM.

Especialmente pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão, disponível em www.cvm.gov.br, "Fale com a CVM".
De forma presencial (gerências de orientação aos investidores do Rio de Janeiro e de São Paulo, no horário de expediente das 9h às 13h e das 14h às 18h).
Por telefone no 0800 7225354, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

1) São Paulo: Rua Cincinato Braga, 340 – 2º andar - Edifício Delta Plaza - São Paulo - SP - Brasil
2) Rio de Janeiro: Rua Sete de Setembro, 111, 5° andar – Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
3) Brasília: SCN Quadra 02 - Bloco A, Ed. Corporate Financial Center, 4° Andar - Módulo 404 - Brasília - DF - Brasil

Saiba mais sobre a CVM

Informação nunca é demais

Por isso, recomendamos que leia os Boletins de Proteção do Consumidor-Investidor, especialmente o Boletim nº 6, intitulado “Marketing Multinível e Pirâmides Financeiras” e os Alertas publicados pela CVM (Alerta Forex e Alerta Criptoativos).